DIVISÃO DE FAMÍLIA ABELHA JATAI.

=ORIENTAÇÃO SIMPLIFICADA= 

(Multiplicação Simples) 

 

À abelha jatai pertence ao grupo das trigonas, este tipo de abelha, se fáz nescessário ter uma realeira em formação para fazer a multiplicação. 

Pega uma cx vazia que vai ser a cx filha, escolhe uma colônia bem forte, abre e com cuidado vai retirando o cerume que cobre o ninho, após descoberto, olha atentamente nos lados dos favos de crias para localizar a realeira em formação, a realeira é uma célula de cria 2,5 vezes maior que as crias normal. e encontra-se dos lados dos favos de crias,( caso não encontrada, cubra o ninho com o cerume e encerre a multiplicação) Esta ocorrência eu denomino de Multiplicação frustrada, é normal acontecer.

 

Encontrando a realeira, retire com o maximo cuidado quatro favos de crias juntamente com aquele que voce localizou a realeira, e alguns potes de mel , se tiver dificuldade em retirar os potes de mel, não tem problema, apos um dia trata com mel da mesma espécie.

 

Antes de colocar os favos de crias na cx filha, coloque algumas polinhas de cera no fundo da cx para que os favos que vc retirou não fique em contato com o fundo da caixa, isto é muito importânte, pois nesse espaço as campeiras fazem limpeza, e à umidade não atinge as crias.

 

Após estes procedimentos, tampe a cx filha e lacre com fita crépe, e coloque no lugar da cx mãe, Mude a cx mãe no mínimo oito metro de distância onde ficou a cx filha, quando mais longe melhor.

 

As multiplicações devem ser feito em época de floradas, com dia de sol e sem vento, éncontrar a realeira não é indício que a colônia deve ser multiplicada, deve observar todo um conjunto, que é, grande reserva de alimento, vários favos de crias e numeroso número de campeiras. Na Abelha Jatai, em épocas de floradas e quase comum encontrar realeira e rainhas princesas aprisionadas.  

 

Existe mais duas formas de multiplicar a abelha jatai, utilizando rainhas princesas aprisionadas em casulos, ou pelo sistema de indução de rainhas princesas.