ABELHA JATAI.

Tetragonisca angustula angustula (Holmberg).

ABELHA MANDAÇAIA


CAIXA PARA ABELHA JATAI


COLMEIA PARA MANDAÇAIA:

M: J C W 13.


MELIPONÁRIO ABELHAS DO SUL.

EM SALTINHO DO CANIVETE

MAFRA SC BRASIL.

ABELHA NATIVAS:

As abelhas nativas tem o ferrão atrofiado, impossibilitando de picar, e por isso são chamadas de mansas, ela não causa medo às pessoas que querem iniciar a atividade, podendo ser feita por adolescentes ou adultos e idosos, são fáceis de ser trabalhadas e podem ser criadas perto da casa.

A proposta de trabalhar com abelhas sem ferrão tem como referência sua importância na preservação de sua espécie e na flora nativa, sua criação é economicamente viável.

É imprescindível para a polinização de diversas espécies nativas, de 40% a 90 % das espécies nativas são polinizadas por abelhas sem ferrão.

Elas são mais eficientes na polinização do que as abelhas  Apis Africanizadas, também são adaptadas a condições de estresse, com consumo reduzido de água, o que as torna apropriadas também para criar em regiões seca, no Sul do Brasil tem abelhas meliponas que resistem a temperaturas extremamente baixa( - 5 ) negativo.

O mel dessas abelhas é “mais medicinal” em função da concentração de um antibiótico natural (inibina) ser mais elevada e de visitar diversas plantas nativas para coleta de nécta e pólen, as quais as abelhas apis africanizada não dam muita importância. A geoprópolis e o própolis, também tem ação medicinal.

À argila tem poderes curativos comprovados, esta substância é encontrada na natureza em forma de mina, não contem areia nem terra, parece uma massa para fazer pão.

custo inicial de instalação do meliponário é baixo, só necessita das caixas para abrigo, e na compra de enxames, podendo também comprar  colônias habitadas de meliponicultores esperientes, através destes pode adquirir técnicas de manejo.

Tres receitas principais poderão ser retiradas da meliponicultura: a venda do mel, regionalmente ou nos centros urbano com grande aceitação, com o preço do mel bem elevado superior ao mel da apis, outra fonte de receita, e o Pólen que contem os elementos principais da vida, e a venda de colmeia filha (colónias multiplicadas).

RAINHA DA ABELHA GUARAIPO:


PRÓPOLIS BRANCO ABELHA JATAI.


 

Início Atividades
1989
Meliponário Abelhas do Sul

 


GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS NA MELIPONICULTURA É de grande utilidade para os criadores de abelhas sem ferrão. https://issuu.com/upwebsites/docs/39mais9_site/45 (pág. 46-Glossário). https://issuu.com/upwebsites/docs/revista_39_mais10/44 https://issuu.com/upwebsites/docs/39mais11site/46 CARO INTERNAUTA, NÃO CONSEGUE BAIXAR O GLOSSÁRIO PARA IMPRIMÍ-LO? ESCREVA PARA NOS E NÓS O ENVIAREMOS POR E-MAIL.

 

= ABELHA JATAI TETRAGONISCA ANGUSTULA =

A abelha jatai esta entre as menores já conhecidas, sociavel e mansa, mede aproximadamente 5mm sua cor é dourada, encontrada em quase todo o território nacional, as colónias tem de 2.000 a 5.000 individuos, uma sepécie bem adaptada a vida urbana.
Os seus ninhos caso não violado, permanece por mais de 30 anos no mesmo local, só as rainhas são substituidas anualmente, enxameia e faz seus ninhos em lugares diversos, ocos de árvores, na terra, em barranco, em muros entre meio de pedras, Só não sobrevive em metrópolis. ( A jatai mora em meio as pedras, mas não come pedra). 
Produz de 600 ml a 1,5 litros de mel ao ano em caixas racionais, um mel de ótima qualidade. O preço do litro para venda esta em torno de R$- 60,00 a R$- 80,00, mel saboroso com poderes curativos. Pertence a tribo trigonini ( trigona), para multiplicar é necessário localizar uma realeira em formação.
No orifício da entrada do ninho, fazem um tubo de cera amarelada, onde sempre se encontra algumas sentinelas, durante a noite e fechado o tubo de entrada com cera de forma rendilhada. É normal a presença de abelhas guardas que ficam voando em redor do tubo.
O ninho apresenta invólucro de cerume abundante, com várias camadas finas, o seu alimento é guardado em potes ovóides, as células de crias são em forma de favos arredondados, disposto um em cima do outro separado com pequenos pilares. Os favos de crias (células) são construidos em bateria para receber o alimento larval, e a postura. 

 

 


 

CAIXA MODELO JCW 10 PARA ABELHA JATAI.

Neste modelo de caixa as abelhas não depositam pólen nas melgueiras.

 



 

 

MEL ABELHA MANDAÇAIA:

ABELHA MIRIM:

CAIXA OITAVADA 

MODELO: J C W 8 

ABELHA MANDAÇAIA:

COMPORTAMENTO RARO.

COLMEIA MODELO J C W 13:

Abelha Mandaçaia:

GEOPRÓPOLIS PARA VENDA:

500 GR.

FAVOS DE CRIAS:

ABELHA MANDAÇAIA.


Contato

Jose Carlos Wegrzinoski

Saltinho do Canivete Interior da Cidade Mafra Estado de Santa Catarina
Caixa postal 156
Fone:CLARO= 47-8890.2036 horário comercial.
Fone: VIVO = 47-9209.6351 horário comercial.



MEL. ABELHAS DO SUL

ABELHA JATAI.

ESTALEIRO COM PROTEÇÃO PARA PREDADORES RASTEIROS.

ABELHA JATAI

 


MEL ABELHA JATAI.

COMPORTAMENTO DA JATAI PRESTES A ENXAMEAR:

=BRIGAS ENTRE AS ABELHAS JATAI=

Esta espécie quando esta a enxamear, algumas campeiras saem à procura de novo local para nidificarem, quando encontram outra colméia de jataí já instalada,

próximo de sua morada ficam vários dias rondando nas proximidades observando o potencial de defesa desta colônia, detectado que a colônia pode ser atacada, deixam uma marca com odor nas redondezas e na entrada da colônia, voltam para sua colméia e avisam suas companheiras que agora são centenas ou milhares prontos para a batalha, localizam a colônia a ser atacada pelo odor deixado pelas primeiras batedoras.

 

A colônia a ser invadida percebe a movimentação e se organiza para defesa, a batalha começa, invasores e defensoras caem no chão agarradas, estas já estão consideradas mortas, uma não larga da outra, mesmo que sua inimiga já esteja morta.

 

O conflito entre jataí ocorre pelo fato de serem abelhas territoriais, não admitem concorrentes por perto, e a tentativa de invasão é para tomar a morada da outra e também com o objetivo de eliminar uma concorrente que esta em seu território (pasto melífero).

Esse comportamento só corre em épocas de enxameação natural, quando a colônia esta bem forte, prestes a soltar enxame, não correndo em outras épocas do verão.

Para amenisar este problema, o ideal é multiplicar as colméias fortes, as destinadas a produção de mel,  e as que não são multiplicadas, deve ser deixadas em outro meliponário, em cavalete individual, afastado 6 metros uma da outra.

 

Perto destas, em épocas de enxameação natural, deve ser deixado várias caixas isca, para diminuir as brigas pela falta de local para se nidificarem.

A abelha jataí não ataca outras espécies de abelhas, as brigas são somente entre elas.

 

O enxame da jataí entra facilmente em caixas iscas, o ideal é capturar o enxame na colméia definitiva, para evitar o transtornos as abelhas, quando for fazer a transferência da caixa isca para a caixa padrão.

 

José Carlos w. e suas caixas.